Parceria entre Consórcio Caparaó, ADERES e Sebrae impulsiona ações em sustentabilidade e valoriza o trabalho dos catadores na região
Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço – O Consórcio Caparaó, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Sebrae, realizou nesta quinta-feira (14) um importante evento voltado à gestão de resíduos sólidos na região do Caparaó. O encontro, que aconteceu na sede do Consórcio Caparaó, em Patrimônio da Penha, no Município de Divino de São Lourenço, reuniu lideranças regionais, representantes de associações de catadores e autoridades locais para debater os avanços e desafios da cadeia da reciclagem no Espírito Santo.
Como destaque do evento, a Aderes oficializou a doação de um veículo 4x4 ao Consórcio Caparaó, reforçando o compromisso do Governo Estadual com o fortalecimento das políticas de gestão de resíduos e apoio aos municípios consorciados. O veículo será utilizado para ações técnicas e operacionais de licenciamento ambiental. Vai ser muito útil em áreas de difícil acesso, possibilitando maior eficiência no suporte às associações de catadores e cooperativas da região.
O encontro também foi um momento para celebrar conquistas e refletir sobre o impacto real que as políticas públicas têm na vida dos trabalhadores da reciclagem. Um exemplo disso foi a senhora Valesca, da associação de catadores de Guaçuí, ao compartilhar que em seu relato que iniciou no lixão ganhando apenas R$200,00 por mês. Essa transformação foi destacada também pelo Diretor Técnico da Aderes, Hugo Santos Tofoli, que ressaltou que hoje, diversos catadores conseguem até mais de um salário mínimo por mês. Isso tudo graças aos avanços conquistados com apoio técnico e investimentos em capacitação e estrutura.
O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o Presidente do Consórcio Caparaó e Prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, o Vice-Presidente do consórcio e Prefeito de Bom Jesus do Norte, Toninho Gualhano, além do Prefeito de Irupi, Paulino Lourenço, e o Prefeito de Divino de São Lourenço, Dudu Queiroz.
Representando o Sebrae, o gerente regional da unidade Caparaó, Anderson Baptista, destacou o espírito de colaboração e a força das ações conjuntas na região:
“Eu tenho orgulho de trabalhar na região do Caparaó. Porque não é a região mais rica, nem a mais populosa, mas é a região que quando propõe alguma coisa, faz acontecer.”
O evento também reuniu representantes de diversas associações de catadores que atuam nos municípios da região, como a ASCAMI, de Ibitirama; Recicla Divino, de Divino de São Lourenço; além das associações de Ibatiba, Guaçuí e Jerônimo Monteiro. Todas tiveram espaço para apresentar suas experiências, desafios e conquistas, além de dialogar com os gestores públicos sobre caminhos para a ampliação das ações de coleta seletiva, inclusão produtiva e sustentabilidade.
A doação do veículo 4x4 e os debates promovidos durante o encontro refletem um esforço articulado entre governo estadual, prefeituras, instituições de apoio e sociedade civil para avançar na implementação da política nacional de resíduos sólidos. Mais do que discutir números, o evento foi uma celebração da dignidade, da cidadania e da esperança de centenas de trabalhadores que hoje veem na reciclagem uma oportunidade real de desenvolvimento social e econômico.
Com a união de esforços, a região do Caparaó segue como referência em iniciativas sustentáveis, mostrando que mesmo diante de limitações econômicas, é possível construir soluções eficazes quando há vontade política, técnica e comunitária.
Segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h
Polo de Educação Ambiental do Caparaó,
Rua Principal, s/nº - Patrimônio da Penha
CEP: 29590-000 - Divino de São Lourenço / ES